quinta-feira, 23 de junho de 2016

"ANTI-VÍRUS" - Soares Teixeira



No ano 2222
como serão os computadores?
não sei
sei que as flores serão iguais
e o mar também e o Sol e o firmamento
e os gatos quando atravessam o luar
assim como muitas coisas
próprias do bicho-homem
serão iguais:
o coçar o nariz, o bocejar,
o sentar, o levantar, o deitar
o satisfazer as necessidades fisiológicas básicas
e por aí…
igualzinho
e quanto ao amor
ao sonho, à fantasia
ao ódio, à inveja,
à traição?
iguais? Talvez não…
Quando as ciências da computação
usarem na perfeição a biologia molecular
e o sistema nervoso central
do bicho-homem
e muito do que ainda se está por inventar
como será esse
bicho-homem-computador?
Páro para pensar
naquilo de que hoje tanto se fala
e que dá pelo nome de
“Invasão da privacidade”;
escutas telefónicas, ataques informáticos,
etc…
e pergunto-me que privacidade,
que intimidade, que liberdade
que sinceridade, que humanidade
terá essa criatura neuro-bio-telemática?
esse programável algoritmo-psico-social?

(pode ser que me engane
talvez não venha a ser assim muito mau
- diz o meu lado optimista)

(Mas… e se o for?
porque o que tudo o que o bicho-homem faz
tem um lado mau
- contrapõe o meu lado pessimista)

Bom
de nada adianta especular
resta-me confiar no poder
das flores, e do mar
e do Sol e do firmamento
e dos gatos quando atravessam o luar
confiar nesse tremendo poder
poder cósmico
capaz de criar a maior das forças
a força da poesia

que tem sido ao logo dos tempos
um excelente anti-vírus
para as asas do dia a dia



Soares Teixeira –23-06-2016
(© todos os direitos reservados)

Sem comentários:

Enviar um comentário