quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

"NONA" - Soares Teixeira




 
(Página autografada do manuscrito da sinfonia n.º 9 em ré menor, op 125, "Coral", de Beethoven)
© Staatsbibliothek Berlin - Preußischer Kulturbesitz
(Foto retirada do site: http://www.unesco.de/mow-beethovenautograph.html)



Mestre
escuto a tua Nona Sinfonia
e nela sou sem medida
descoberta da estrada solar

como é isto possível?
de que veias trouxeste o sangue?
a que silêncio foste buscar o prodígio?

alegria
todas as esferas que sou
rolam na tua luz, Beethoven
o assombro expande-se
renasço em todas as salas onde entro
corro dentro de mim
de água acesa lavo os meus instantes
sou estuário de espaço
há girassóis no olhar dos astros
há cisnes no sopro da luz
há árvores na sede dos princípios
corro de braços abertos
respiro janelas escancaradas
e barcos a flutuar na liberdade da viagem
e pássaros nos lábios da sublevação

alegria
todos os ramos e folhas que sou
pertencem ao teu corpo musical
impossível não me comover
impossível não receber o relâmpago
impossível não provar do infinito

quem não me entender que fique na praia
vou com as vozes que me chamam
vou
no segredo da claridade inicial



Soares Teixeira – 17-12-2014
(© todos os direitos reservados)

Sem comentários:

Enviar um comentário