domingo, 6 de março de 2016

"HOJE ESTOU ASSIM" - Soares Teixeira




a poesia poderá estar nos misteriosos acordes de um piano transparente, nos súbitos frutos libertos de todos os princípios e de todos os fins, nos gritos dilacerados das tempestades, na chuva que cai sobre telhados de cidades onde a lentidão das noites torna fantásticos os seus recantos mais infectos, na insónia de rios que a todos os instantes passam pelos gestos com que os barcos os afagam, no estrépito de cor de flores silvestres, no inexplorável ócio com que a névoa se afasta de caminhos guardados no extremo da fragilidade, no ondulante e aveludado silêncio com que as algas dizem que sim e que não a peixes submersos em pensamentos surpreendentes e jamais acessíveis a pássaros de asas guardadas em casacos cinzentos. Sim talvez a poesia ande por aí… talvez esteja por aí, a poesia… na vertigem, na viagem, no murmúrio, nas lâmpadas e nas rosas, nas coisas todas, na matéria e na antimatéria… talvez ande por aí – anda certamente… anda. Que ande! A poesia que neste momento eu quero é aquela que está no olhar de um cão quando sabe que o seu amigo de duas patas morreu. Essa é a poesia que eu quero. Mais nada. Hoje estou assim. Prometo a mim mesmo que amanhã a mágoa já não será cigarra. Por agora mais não posso fazer.



Soares Teixeira – 06-03-2016
(© todos os direitos reservados)

Sem comentários:

Enviar um comentário