quarta-feira, 27 de novembro de 2013

"AO LER UM POEMA" - Soares Teixeira








Ao ler um poema
de que é feita a minha matéria
enquanto caminho
entre as palavras
que me recebem?
não sei
enquanto habito o poema
não habito o corpo
e se por acaso habitar o corpo
é para comer viagens
como se fossem uvas
Ao ler um poema
sou resposta
a uma voz que me chama
e ergo-me
como árvore
que abandona a planície
e vou
vou abraçar as palavras
sabendo que assim agradeço
a quem as escreveu
o poeta
esse cavaleiro
com armadura de ausência
escudo de silêncio
e espada de grito

no alto da montanha
onde os meus ramos
renascem da asa do poeta
o meu espírito
solenemente recebe
o arado da distância
e é nesse sulco
que um cometa deposita
a incandescente semente
da música dos meus astros




Soares Teixeira – 25-11-2013
(© todos os direitos reservados)