quinta-feira, 5 de outubro de 2023

'NAVEGAÇÃO' - SOARES TEIXEIRA

 

TRATADO DE ZAMORA

NAVEGAÇÃO

 

Gostava que o meu olhar pudesse sair pelos dedos do meu braço e entrar naquela cabeça, naquele cérebro, e percorrer aquele braço e sair pelos seus dedos, no momento em que ele assinou aquele documento. E depois ficar ali; espectro, fantasma, coisa longínqua, coisa indefinível, futuro, séculos. Olhá-los olhos nos olhos, a todos, mas, principalmente, a ele, Afonso, e ter a ousadia de avançar entre capas a cobrir corpos tensos com rostos sérios e abraçá-lo, e murmurar-lhe ao ouvido apenas uma palavra: “Obrigado”.  E porque não, fazer essa viagem? Sim, um eu, oitocentos e oitenta anos antes de estar aqui, estar lá e observar como ele, com os seus olhos inquietos, conquista instante e procura horizonte. E lá, depois de todos saírem, esse eu, fica só, sentado numa cadeira a olhar para a mesa onde momentos antes o Tratado de Zamora fora assinado. 05 de Outubro, como hoje, mas 1143. Pelas paredes e chão de pedra desliza a minha emoção, que sobe à mesa agora sem nada em cima, e aí me detenho, nessa superfície de madeira, vazia, mas tão cheia – árvore que foi, em floresta se tornou. E assim naveguei, hoje 05 de Outubro de 2023, eu José.

 

Soares Teixeira – 05 de Outubro de 2023

(© todos os direitos reservados)


Sem comentários:

Enviar um comentário